Gente Como a Gente (1980)
País: USA, 124 minutos
Titulo Original: Ordinary People
Diretor(s): Robert Redford
Gênero(s): Drama
Legendas: Português,Inglês, Espanhol
Tipo de Mídia: Cópia Digital
Tela: 16:9 Widescreen
Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080










DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA
PRÊMIOS
Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA
Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Timothy Hutton)
Oscar de Melhor Direção (Robert Redford)
Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (Alvin Sargent)
Oscar de Melhor Filme (Ronald L. Schwary)
Prêmios Globo de Ouro, EUA
Prêmio de Melhor Filme - Drama
Prêmio de Melhor Revelação Masculina (Timothy Hutton)
Prêmio de Melhor Direção (Robert Redford)
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Timothy Hutton)
Prêmio de Melhor Atriz em um Drama (Mary Tyler Moore)
Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Timothy Hutton)
Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA
Prêmio de Melhor Filme
Grêmio dos Diretores da América
Prêmio por Direção Excepcional (Robert Redford)
Círculo dos Críticos de Cinema de Kansas City, USA
Prêmio de Melhor Filme
Prêmio de Melhor Direção (Robert Redford)
Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Timothy Hutton)
Grêmio dos Roteiristas da América
Prêmio de Melhor Drama adaptado de material previamente publicado (Alvin Sargent)
Sinopse: Em Chicago, os membros de uma família de classe média alta tentam se recompor após a morte por afogamento do filho mais velho, Buck. O filho adolescente, Conrad, é o mais abalado. Ele se sente culpado pelo ocorrido, tenta o suicídio e passa a fazer terapia intensivamente, mas ainda assim não consegue superar o acontecido. Fria e distante, a mãe só se preocupa em manter a aparência feliz da família. O pai, Cal, tenta dar apoio aos dois e manter a família unida, mas seu casamento passa por uma crise.
Um dia, quando voltam do teatro, a tensão entre marido e esposa é clara. Ao chegarem em casa, o pai percebe que o filho está acordado pela luz acesa embaixo da porta. A esposa, Beth, vai para o seu quarto sem se incomodar. Mas o pai abre a porta do quarto do filho e verifica se tudo está bem.
Na manhã seguinte, Conrad não se junta aos pais para o café da manhã, alegando não estar com fome, e sai para o Colégio. Ao pegar uma carona para o colégio, pode-se observar o contraste entre o mundo interior de Conrad e o de seus colegas. Quando o carro para em um cruzamento, aguardando a passagem de um trem, subitamente vem à tona de Conrad uma série de imagens de cruzes em um cemitério, lembrando a morte do irmão.
Nas aulas, Conrad não consegue se concentrar e aparece completamente desligado. Ele resolve procurar a ajuda de um psiquiatra recomendado, Dr. Berger. Uma vez no consultório, ele conta que tentou se matar com uma gilete e que ficou quatro meses no hospital, de onde saiu há um mês e meio. Em casa, a notícia de sua ida ao psiquiatra é recebida com alegria pelo pai, enquanto a mãe se mostra indiferente.
A mãe hesita, mas acaba entrando no quarto do filho morto, arrumado da mesma forma que antes de sua morte. Conrad passa pela porta e ela se assusta. A fim de acabar com o constrangimento, ele incentiva um diálogo sobre coisas banais.
Na saída de uma festa, Beth censura o marido por ter falado que o filho visita um psiquiatra. Já Conrad, quer mudar algo em sua vida e desabafa com Berger que não está satisfeito na equipe de natação, no que é apoiado pelo psiquiatra.
Ao se encontrar com uma colega, Jeannine, ele fica meio embaraçado, mas a garota mostra-se com mais naturalidade e lhe dirige a palavra. Os dois caminham enquanto saem da escola. Conrad percebe que há a possibilidade de um convívio com Jeannine, já que, além de ser uma garota legal, ela tem os mesmos receio que ele.
Chegando em casa, Conrad liga para a casa da garota, receoso de não ser bem aceito, mas tal contato termina bem-sucedido, para sua alegria. Entretanto, quando o pai chega com uma linda árvore de Natal, a mãe censura rispidamente o filho por ter sabido que ele abandonara a natação.
Ao fazer 'cooper', Cal aos poucos se lembra de fragmentos de palavras, tanto de Beth quanto de Conrad, que o marcaram, e decide ter uma consulta com o Dr. Berger. Já em casa, ao almoçar com Beth, ele lhe fala sobre sua ida a Berger e a aconselha a procurá-lo também. Beth reage com energia, pois a consulta seria a prova de que os problemas realmente existem e que eles não são uma família feliz.
A auto-confiança de Conrad aumenta quando ele convida Jeannine para jogar boliche e ela lhe diz que não sabe jogar mas que o acompanha. Ao chegar em casa, ele telefona para Karen, uma antiga amiga do hospital, e recebe a notícia de que ela se matou. Em seguida, ele foge sem destino pela ruas do bairro, lembrando-se de cenas fragmentadas da morte do irmão.
Enquanto isso, os pais viajam para o Texas, numa tentativa de fuga dos verdadeiros problemas, mas a viagem termina frustrada, acirrando as próprias divergências entre marido e mulher. Ao voltarem, são recebidos por um Conrad diferente, mais gentil. Conrad abraça a mãe, diz que está feliz por eles estarem de volta e elogia o jantar.
No meio da noite, quando Beth se acorda, verifica que Cal não está ao seu lado. Ela se levanta e vai encontrá-lo chorando. Ele lhe diz que os dois teriam se dado bem se não houvesse nenhum problema, já que ela não sabe lidar com problemas. Ele continua dizendo que, com a morte de Buck, o melhor dela foi enterrado com ele; que não sabe mais quem é ela e se ainda a ama. Beth, impassível, apenas se retira. No quarto, arruma suas malas e sente as circunstâncias que agora culminaram com o fim do seu casamento.
Quando Conrad se acorda, vê um taxi saindo. Ele corre até o pai e lhe pergunta o que houve. Cal lhe responde que Beth vai se ausentar por uns tempos. "Ela foi para Huston, depois não sei", diz ele. Os dois se abraçam.
Elenco: